O dia que exclui meu Flickr e 500px

Durante muito tempo tive perfis em sites fotográficos para expor minhas fotos, conhecer trabalhos de outros fotógrafos, e consequentemente ganhar mais visibilidade. O Flickr sempre "me ajudou" muito nisso, já que é um espaço grátis* na internet onde você está conectado com o mundo todo. Teoricamente, parece perfeito, você exibe suas fotos, o mundo inteiro pode vê-las e o feed back é maravilhoso, né? Bom, não. Não é assim que acontece. Mas vou explicar isso partes:

Adeus, Flickr
- Você exibe suas fotos gratuitamente
Bom sim, até um certo ponto você exibe suas fotografias gratuitamente, mas tem um limite. Creio que seja até 200 fotos e você pode participar de alguns grupos fotográficos. Não estou dizendo que o site não deveria cobrar seus usuários  pelo serviço e espaço, estou dizendo que o serviço e espaço não funcionam. Pelo menos não se você tem poucos seguidores. 

- Você conhece o trabalho de outros fotógrafos 
Talvez eu esteja falando alguma besteira muito grande, mas eu realmente acredito que fotografia não é um dom que todo mundo tenha. Sim, qualquer um pode fotografar, quem sou eu para definir isso, mas existem certas coisas que fazem algumas fotografias serem melhores do que outras. Não é só apertar um botão, pelo menos para mim, envolve tudo que eu sou e como eu enxergo o mundo. No Flickr todo mundo pode exibir suas fotos (o que é uma coisa boa) mas não significa que sejam as melhores fotos do mundo, aliás pode ser dito que tem muita foto ruim por lá. Ou seja, uma rede onde deveria apenas haver fotógrafos, acaba sendo um rede social onde se vê de tudo, menos trabalhos de outros fotógrafos.

- Você ganha mais visibilidade
Hmmm, não. Eu nunca tive mais visibilidade por exibir minhas fotos no Flickr, aliás, creio que sempre foi um tanto quanto invisível. Eu não sei como funciona os algoritmos de buscas por lá, mas sei que eu posso tirar um foto ótima, escrever as hashtags certas e postar em algum horário de 'pico', e simplesmente nada vai acontecer. Talvez, talvez eu ganhe umas 50 visualizações na foto, e uma ou duas pessoas favoritem, mas ganhar seguidor? Nem pensar. E olha que isso é a possibilidade "boa". Minhas fotos por lá geralmente tinham 20 visualizações e nenhum favorito. E olha que eu tinha uns 70 seguidores, o que prova que seguidores significam apenas, bem, seguidores.

Ah, mas o 500px é melhor, né?
Bom, sim, é bem melhor que o Flickr. A interface do 500px é bem mais bonita e é um site muito mais fácil de mexer. Na verdade, esse negocio de exibição, conhecer novos fotógrafos e ganhar mais visibilidade realmente funciona por lá, mas ainda é um rede pouco conhecida. Além do mais eu decidi tirar minhas fotos desses sites pelo (também) grande motivo de: 

- Menos é mais
Vamos pensar um pouco, eu tinha/tenho Tumblr, Instagram, Flickr, 500px, o blog, Facebook, Twitter e em todos, eu exibia as mesmas fotos. E em todos, o feed back não era tão bom. E eu sei que minhas fotos são boas, apenas estava administrando tudo erroneamente. Então ao invés de criar 30 redes sociais para exibir as mesmas fotos, decidi excluir várias redes socais e separar a função de cada uma, então ficou mais ou menos assim: 

Facebook - divulgação 
Twitter - divulgação 
Instagram - fotos e divulgação
Blog Não Seja Julieta - meu portfólio e registros 

Estou fazendo isso há mais ou menos uma semana e os resultados parecem bem melhores. Assim eu continuo postando por aqui, que já tenho mais de 20 mil visitas e foco as outras redes em apenas um lugar só, ou seja, no meu blog. Um espaço que eu pago anualmente e que tem muito mais a minha cara. :D E vocês? Já tiveram essa impressão com certas redes sociais? De que elas não funcionam como deveriam? Comenta ai :)

 Vejo vocês em breve :)

Postar um comentário

© Não Seja Julieta. Design by Fearne.