2.17.2015

Na estante: O Segredo de Jasper Jones

Aparentemente a onda de livros misteriosos vai continuar por um tempo aqui no blog. Minha queda por livros de suspense está cada vez mais fora de controle hehe mas enquanto houver bons livros, é preciso navegar, certo? "O Segredo de Jasper Jones" é um livro extremamente altruísta que reflete sobre a socialização e preconceito pelos olhos de Charles Bucktin, um garoto de 12 anos.
Eu não estaria sendo condescendente se falasse que "O Segredo de Jasper Jones" é provavelmente, o livro mais sincero que já tive o prazer de ler. É difícil de acreditar mas segredo de Jasper não é a parte mais importante do livro, com uma sacada genial, o autor nos faz entender que a parte mais importante do livro é a critica fervorosa que ele faz de uma sociedade em colapso. E isso tudo sem sair da história pela qual estamos interessados, e compramos o livro. A história de nossos heróis se passa na pequena cidade de Corrigan, na Austrália em 1965.
Charles, um garoto tímido e apaixonado por literatura se vê jogado dentro de um enredo completamente diferente do que ele poderia ter imaginado pra uma noite de insonia, e tudo isso graças a Jasper Jones. Jasper tem tudo que uma cidade como Corrigan possa odiar. Ele é mestiço, órfão de mãe e seu pai é alcoólatra. Ou seja, Jasper é completamente sozinho. Não há ninguém para o ajudar, ninguém para conversar, não há amigos, ou parentes que se importem. E talvez seja por isso, por essa completa assimetria que esses dois garotos conseguiram confiar um no outro, e criar uma amizade tão simples e sincera.
Outro personagem marcante é Jeffrey Lu, melhor amigo de Charles, que sofre bullying e preconceito por ter descendência vietnamita. Jeffrey é um dos personagens mais legais do livro, seus diálogos com Charlie são tão engraçados e engenhosos que quase me fizeram cair da cama de tanto rir. Os pais de Charles possuem grande influencia na história toda, assim como a cidade inteira tem uma parcela de culpa pelas injustiças que são cometidas. Entre um jogo sobre verdades e mentiras o autor exemplifica a exclusão se indivíduos com descendência aborígene na sociedade australiana. Injustiças, hipocrisia, sentimentos desconhecidos, raiva, culpa, são tantos sentimentos contados nesse livro, que fica difícil você escolher qual te marcou mais.












Como as relações humanas se desenvolvem e se mantém ainda é um mistério para mim. Pessoas podem ser a única luz acessa num mar de escuridão, a primeira e última oportunidade de alguém, como Charles foi para Jasper. Craig Silvey foi extremamente elogiado por ser um maravilhoso contador de histórias, e eu fiquei extremamente grata por ter tido a oportunidade de conhecer sua escrita. Leia o livro se você quer conhecer o segredo de Jasper. Leia o livro se você quer aprender mais sobre a cultura australiana ou simplesmente leia para ter um boa história de amizade para contar. O livro possui 276 páginas e é publicado pela editora Intrínseca uma das minhas favoritas <3

Espero que tenham gostado, e que o carnaval de vocês tenha sido ótimo 
Au revoir

Postar um comentário

Latest Instagrams

© Não Seja Julieta. Design by FCD.