2.24.2015

Na estante: Ladrões de Sonhos

Faz algum tempo que eu não acompanhava uma serie, porque ao meu ver, series são um problema. Se você acha uma boa, então vai existir toda aquele nervosismo sobre o próximo livro, o que pra uma pessoa ansiosa como eu, não faz bem. E algumas vezes você encontra uma serie ruim, bom, ai é pior ainda, porque além de você ter que terminar a história que começou, você tem que esperar para ler um livro chato. Eu comecei a ler a serie dos "The Raven Cycle" e fiquei muito animada para continuar, ótima serie. Porém "Ladrões de Sonhos" me desanimou um pouco. Eu acho que o problema maior foi minha expectativa, o primeiro livro da serie, "Os Garotos Corvos"  é incrível, narração, personagens, enredo, timing, tudo impecável. Se existisse uma escala de classificação no blog, esse livro teria tirado nota 8. Porém o segundo livro da serie troca totalmente de perspectiva. A busca por Glendover é coloca inteiramente de lado, e a narrativa muda de foco também. Se antes ela era concentrada em Blue, agora ela muda para Ronan. Eu não acho isso ruim, não acho que esse foi o problema, mas se você vai tirar o personagem principal de foco, é bom que a troca seja por alguém igualmente interessante. Eu gosto de Ronan, mas a autora quer manter tanto mistério sobre ele, que ela não desenvolve o personagem. É como se ela dosasse o quanto vai mostrar de cada personagem com um conta gotas. Isso é preocupante, porque essa serie possuí quatro livros, e julgando que estamos perto do fim, eu ainda não sei muito sobre os personagens. Eu terminei de ler o terceiro livro da serie, "Blue lily, lily blue" e realmente, a autora nos deixa com sede para saber o que vai acontecer, mas também uma grande incógnita sobre quase tudo. Eu entendo que trabalhar com muitos personagens é difícil, é trabalhoso, e engenhoso, porém eu li a serie das Cronicas de Gelo e Fogo e nem se quer por um momento, eu me  esqueci da personalidade de cada um. Se sua história contará com mais de 20 personagens, ótimo, só que escreva de una forma coesa sobre eles. Eu amo mistério, mas é uma lastima que a autora tenho se esquecido de como usa-lo.
Depois desse desabafo, você deve pensar que o livro seja ruim, errado. Ele é fraco, apenas. Ele continua contribuindo com a história, só que de uma forma um pouco diferente. Nele são apresentado o Sr. Cinzento, um personagem que fará uma grande diferença na serie. Além de termos mais contato com Adam, e como suas decisões afetaram o que ele está se tornando. A autora também nos conta mais sobre Gansey, um personagem fielmente apaixonante.
Nesse livro nós conhecemos mais sobre o Ronan. Vemos através daquela pose arrogante o que fez com que ele se tornasse tão 'cortante'. O interessante é que no final do livro é revelado uma coisa tão surpreendente sobre o personagem que fez com que eu relesse o capitulo mais três vezes. Sabe aquela coisa do "Eu li mesmo isso?" Mesma reação acontece quando autores matam personagens, é uma vida. Mas mesmo assim, mesmo o livro inteiro sendo sobre Ronan, pouca coisa é dita. Mas ao menos eu consegui me afeiçoar mais com ele, ponto pra Maggie :)











Entre um problema e outro, eu achei que Maggie foi bem corajosa em mudar seu personagem-foco. Fico feliz em saber que ela é uma autora que toma riscos com sua história, isso me faz ver o quão mutável a escrita pode ser. Eu posso não ter "Ladrões de Sonhos" como meu livro preferido, mas a serie "The Raven Cycle" com certeza está entre as melhores. Eu sou uma pessoa ansiosa, já disse isso? Eu comprei e li o terceiro livro da serie "Blue lily, lily blue" em inglês, tamanho meu desespero para saber a história. E o terceiro livro é incrível! Mas eu vou deixar isso pra uma futura resenha, assim posso descrever mais minha animação :)

Espero que tenham gostado, vejo vocês em breve
Au Revoir





Postar um comentário

Latest Instagrams

© Não Seja Julieta. Design by FCD.